20.9.17

SETEMBRO, MÊS DOS GAÚCHOS

SETEMBRO, MÊS DOS GAÚCHOS - BVI
SETEMBRO, MÊS DOS GAÚCHOS
Setembro é um mês de grande importância para o nosso Estado, o 20 de Setembro foi transformado em feriado por lei no ano de 1996, entrado em vigor em 1997. Nesse post, vou falar um pouquinho sobre o que representa esse mês e esse feriado pra nós, gaúchos.

O MTG, Movimento Tradicionalista Gaúcho, teve início em 1947, quando alguns estudantes do grêmio estudantil do colégio Julio de Castilhos, criaram o Departamento Tradicionalista, liderados por Paixão Cortes, considerado um ícone da nossa cultura. Hoje em dia, reza a lenda, existem mais de 3000 CTG's (Centros de Tradições Gauchas) espalhados pelo mundo, reunindo pessoas, cultuando, valorizando a nossa tradição e levando o legado de Liberdade, Igualdade e Humanidade.

Há um tempo atras, li um texto em uma rede social, que me deixou triste, onde o orgulho gaúcho era diminuído e intitulado "arrogância máxima" e "prepotência", em função de erros, fraudes e hipocrisias ocorridas na época da Revolução Farroupilha. Não vou dizer que o dono do perfil, onde li o texto, não tem razão no que diz, longe disso, acredito muito que o que contam nas escolas não seja de todo verdade, mas o que não concordo é com a forma depreciativa que o texto foi escrito, que segundo ele, tal orgulho não tem razão de ser.

O moço diz isso, por que nunca viu os olhos de uma criança feliz com a primeira pilcha¹, a 1ª Prenda recebendo a faixa faceira e orgulhosa, com o fruto do seu trabalho e estudo atravessado no peito; um guri ou peão mais velho, como meu pai, reboleando um laço, o coração emocionado debaixo do poncho, assistindo nossas danças, cantos e versos. É desse orgulho que me refiro, que não vem da Revolução do passado, onde homens com sua ganância cometeram erros e atrocidades; o orgulho gaúcho é muito maior que isso, é baseado em alguns acontecimentos do passado, sim, mas muito mais do presente e da crenças de um futuro cada vez mais tradicionalista.

Querem me chamar de bairrista, pois que chamem, tenho mesmo um amor incondicional por este chão, com suas qualidade e defeitos, e contrariando o amigo da rede social, NÃO, não é vestindo uma pilcha que tudo se resolve, mas é vestindo uma pilcha que todo esse sentimento que descrevi se torna mais forte, o que pelo visto, ele jamais entenderá. Pronto, falei, tô leve.

"Sirvam nossas façanhas de modelo a toda Terra."

Aquele abraço do tamanho do Rio Grande!

--

Imagem: Jaqueline - Minha irmã
¹ Vestimenta tradicional da cultura gaúcha.

SUGESTÕES: Se tiver alguma sugestão ou dica de conteúdo, envie um e-mail para vicisrael@gmail.com
Assine também a Newsletter e me acompanhem nas redes sociais.

8 comentários:

  1. Ah que demais, eu sigo a Sininhu (conhece?) do Got Sin?
    E ela colocou uma foto super legal ontem para homenagear os gaúchos.
    Eu adorei, kisses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço, mas já fui catar, enviei solicitação pra seguir ela, quero ver a foto #megacuriosa kk
      Obrigado pela visita, lindona!
      Beijos

      Excluir
  2. Ai, que post mais lindo! Sou gaúcha e tenho muito orgulho também, não da Revolução (até porque é como você falou: contam tudo errado na escola e a gente não foi tão herói assim nada, muito pelo contrário), mas sinto orgulho de ser gaúcha mesmo, acho esse nosso amor pela nossa terra lindo demais!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bate aqui o/
      Que bom que gostou do post, por ser mais direcionado, achei que ninguém iria gostar ou ler, mas postei mesmo assim...kkkk
      Beijos e obrigado pela visita!

      Excluir
  3. Que bacana saber que é o mês dos Gaúchos eles merecem são pessoas muito gente boa.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, sou gaúcha e morro de orgulho.
      Obrigado! Beijos

      Excluir
  4. Olha senti sua emoção daqui! Parabéns mais uma vez por este mês. Concordo com o que você disse, não se deve orgulha de erros do passado, mas devemos sim amar a terra em que nascemos e nos orgulhar da nossa cultura. Parabéns por se orgulhar da sua. Eu sou capixaba mas amo o RS mesmo sem conhecer haha me sinto gaúcha quando converso contigo haha
    Beijos
    Tamara
    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu sabe o quanto tenho orgulho da minha terrinha, tu é testemunha, amo e demonstro mesmo...kkkk...sou dessas.
      Ainda faço tu e tua mãe se mudarem pra cá...kkkk
      Beijos!

      Excluir




Design e Desenvolvimento por Lariz Santana