20.7.18

AMIZADE EM TODOS OS SOTAQUES - ESPECIAL DIA DO AMIGO

amizades-em-todos-os-sotaques-especial-dia-do-amigo-blog-vic-israel
AMIZADE EM TODOS OS SOTAQUES - ESPECIAL DIA DO AMIGO
Enfim saiu nosso projeto \o/\o/
Gente amiga, eu e a Tamara do Blog Tamaravilhosamente estamos pensando neste post a mil anos...pouco exagerada...mas a uns dois anos, com certeza. Foi em uma conversa inocente pelo Facebook que tivemos essa ideia, eu do Rio Grande do Sul, ela do Espírito Santo, com dialetos tão diferentes e nos entendendo tão bem, por que não fazer um post? E nesse Dia Do Amigo, com este post queremos comemorar a nossa amizade e as amizades em todos os sotaques.

Passem no Blog da Tamara, que tem expressões gaúchas por lá, Clica Aqui pra ver o post dela. Então sem mais enrolação vamos as expressões capixabas.

1. POCAR

Quem nunca ouviu um Capixaba dizer "a festa hoje a noite vai pocar", não estava conversando com capixaba legítimo. Isso mesmo que vocês entenderam, pocar é o mesmo que estourar, bombar, tanto no sentido legítimo da palavra, "o balão pocou", como quando falamos em algo que foi ou será bom, um sucesso como no exemplo que dei da festa.

2. CHAPOCA

Essa eu jamais imaginaria o significado, é uma expressão usada para definir algo muito grande, fora do normal, "mas que chapoca de prédio".

3. PANHAR/CATAR

Neste caso são duas expressões que dividem o mesmo significado, pegar. Por exemplo, "filho, cata o copo no armário", ou "passa na padaria e panha um bolo".

4. IR PARA O ROCK

Sério, essa eu vou usar pra vida. Ir para o Rock, nada mais é do que ir pra festa, e nem precisa ser de Rock, independente do ritmo, lugar ou horário, se tu ta indo pra festa, no Espirito Santo tu ta indo pro Rock. Amei!

5. DEIXA ARDER

Deixa arder, é o mesmo que pra nós aqui no RS seria o "deixa quieto". Quando algo não tem mais jeito, ou não é encontrada uma forma pra se resolver, "não da mais tempo, deixa arder".  Acho que essa expressão é a única que, aqui no sul, temos uma irmã gêmea 😍

6. PÃO DE SAL

Essa é fácil, é o mesmo que pão francês, Aquele pãozinho maravilhoso que todo mundo ama, e que te dão uma meia dúzia de celulite a cada mordida 

7. SEM DOCE

O Capixada diz que algo está sem doce, quando quer dizer que esta sem açúcar, "esse café está sem doce". Informação inútil sobre esta que vos escreve: qualquer coisa pode estar sem doce pro meu gosto, menos o café 😂

8. TARUÍRA

Na minha casa tem taruíra e eu acho elas tão bonitinhas, já conheci pessoas que tem medo, acreditam? Taruíra é como chamam a lagartixa no Espirito Santo, e conforme pesquisa rapidinha na internet, em alguns lugares de Minas Gerais também.

9. PODRÃO

Podrão é aquele hambúrguer maroto que a galera come nas saídas das festas, dos shows ou quando ta a fim de sair da "dieta". Aqui no Sul a expressão mais usada nesse caso seria "morte lenta" 😂

10. GASTURA

Essa expressão é usada pra tudo pelos Capixabas, medo, algo ruim, aflição, ansiedade, enfim. É usada em diversas regiões do País, mas no Espirito Santo ela impera.

Escrevendo esse post, por diversas vezes, me peguei pensando no quão grandiosa é a nossa cultura, com todas as diferenças que possam existir, com uma forma tão especifica de falar em cada Estado, fico maravilhada com a nossa riqueza cultural. Apesar de todos os problemas que estamos vivenciando e dessa crise financeira que estamos passando tenho muita, mas muita vontade de conhecer cada canto desse Brasil amado.


Que todos os amigos de longe sintam-se abraçados, em especial a minha lindona, Tamara, que mesmo longe geograficamente, eu sinto tão perto ♥


Gostou do post? Pine essa imagem, isso ajuda na divulgação 
amizades-em-todos-os-sotaques-especial-dia-do-amigo-blog-vic-israel

E vocês, gostaram desse especial Dia Do Amigo? Conhecem alguma gíria capixaba que não foi citada? Ou alguma gíria de outro estado que seja bem diferente? Conta nos comentário, vamos espalhar informação e cultura.

Um abraço do tamanho do Rio Grande e do Espírito Santo juntos!

--

SUGESTÕES: Se tiver alguma sugestão ou dica de conteúdo, envie um e-mail para  vicisrael@gmail.com 
Assine também a Newsletter e me acompanhem nas redes sociais.

8 comentários:

  1. Aaaah eu amei demais seu post! Finalmente, saiu nosso projeto e eu estou super empolgada! Feliz dia do amigo para nós! Obrigada pela parceria e cumplicidade de sempre <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empolgada é pouco, hahahah...até que enfim, né <3
      Feliz dia pra nós \o/
      Beijos

      Excluir
  2. Que projeto maravilhoso hahaha
    amei conhecer as expressões, confesso que mesmo não sendo da região algumas eu já usei hauhauhauha socorro.
    adorei mesmo

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Clayci, que bom que gostou! Ficamos mais de 2 anos ensaiando pra criar o post com a ideia na mente, é muito bom saber que o pessoal ta curtindo.
      Beijo grande <3

      Excluir
  3. Podrão e morte lenta AHUSHAUHSUAHSUA eu ri das duas expressões por que elas são muito verdadeiras com relação à situação, kkkkkk.
    Eu amei esse post, concordo com você o Brasil é multicultural e eu tbm tenho mó vontade de conhecer o país inteiro. Uma curiosidade sobre meu estado, Paraná, é que chamamos os meninos de piá e salsichas de vina, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahah não é? e pior que eu adoro um morte lenta...ahahaha
      Queria muito conhecer o Brasil todo, um dia quem sabe.
      Também chamamos os meninos de piá aqui, mas salsicha de vina, essa é nova pra mim.
      Quem sabe role uma projeto com mais estados participando, ia ser maravilhoso.
      Beijos e obrigado pela visita <3

      Excluir
  4. Olá querida!
    Que cantinho charmoso~seguindo aqui!
    Depois vou conferir os demais post!
    Curti tua escrita!
    Parabéns pelo visual maravilhoso do blog, a Lariz Santana, arrasa mesmo!

    6) também chamamos de pão de sal!

    7) também usamos essa expressão: para qualquer coisa que estiver faltando açúcar!

    9) haha também chamamos assim, é bom mesmo!

    10) essa minha avó materna diz muito, rs!

    Curti o post, vou salvar no pinterest!

    Tenha uma semana ainda mais abençoada!
    xoxo, Pam!

    https://palomari.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Paloma! Tudo bem?
      Que bom que gostou do meu cantinho, a Lariz é demais! Trabalho dela é excelente.
      De onde tu é? te identificou com bastante expressões <3
      Beijos e obrigado pela visita!

      Excluir




Design e Desenvolvimento por Lariz Santana