11.7.18

7 BENEFÍCIOS DA LEITURA

7-benefícios-da-leitura-blog-vic-israel
BENEFÍCIOS DA LEITURA
Quem me conhece, sabe que sou doida por livros, maluquinha, não sei explicar ao certo como ou quando isso começou. Até ai, tudo bem, o problema é que, quando me dou por conta, tenho pilhas de livros e não li nenhum, sim, mais um defeito de fábrica que exponho aqui pra vocês, meus amigos. Mas isso não quer dizer que não gosto de ler, apenas não consigo organizar bem meu tempo, e como boa geminiana que sou, já estou mudando de assunto.

Leia Também: EU E MINHA ANSIEDADE

Hoje vamos falar sobre os benefícios da leitura, e eles são inúmeros, porém vou falar de alguns aqui. Como disse, infelizmente, minha leitura não acompanha a frequência das minhas aquisições; que feio! Eu sei. Devo ter em torno de uns 20 livros não lidos em casa, mas venho por meio deste prometer que vou mudar isso, vou programar no mínimo meia hora por dia a leitura, parece pouco, mas já é um começo. Preciso muito ler os livros que tenho, prometi que não vou comprar um novo enquanto não ler todos os que  tenho em casa. Torçam por mim 🙏

Vamos aos benefícios (até que enfim...rsrs)

1.Estimulação Mental:

A leitura funciona como um exercício pra mente, como se fosse uma ginástica porém pra cabeça, cada vez que pegamos o livro novamente temos que lembrar do enredo, personagens e acontecimentos, isso é extremamente estimulante, melhora nossa memória, concentração e foco, ajudando na nossa vida, pessoal, profissional, e acadêmica ara quem está estudando.

2.Redução de Stress:

A leitura tem poder relaxante, ler antes de dormir nos ajuda a ter um sono melhor e acordarmos com mais disposição no dia seguinte; outra situação é quando estamos em uma fila de espera ou no ônibus, que são situação rotineiras e podem se tornar estressantes, elas podem ser amenizadas com um bom livro, nos transportando pra outro lugar, dentro da história, fazendo com que esqueçamos um pouco nossos problemas cotidianos.

3.Aquisição de Conhecimento:

Existem livros sobre tudo que é tipo de assunto, quanto mais acesso a leitura maior nosso repertório cultural. A leitura nos desperta a curiosidade em outras culturas, e hoje em dia, com os livros na palma da mão, podemos decidir o que e quando queremos aprender e quanto mais aprendemos mais conhecimento temos para compartilhar e assuntos para conversar, nos tornamos mais inteligentes e interessantes.

4.Expansão do Vocabulário e Escrita:

Além de aprendermos novas palavras, quanto mais lemos mais aprendemos novas formas de uso para aquelas que já conhecemos, nesse item também entra a melhora na escrita e na forma de nos expressarmos.

5.Estimula Criatividade:

Visitando outros mundos, outras histórias, acabamos criando na nossa mente um cenário, imaginando como são os personagens fisicamente, isso estimula a imaginação e a criatividade.

6.Ajuda no Foco e Concentração:

Nos livros não existem propagandas, pop-ups e outras coisas para nos distrair, apenas as linhas, o texto, a história, porém quando lemos em lugares públicos, por exemplo, precisamos exercer a concentração para não nos distrairmos com os barulhos que nos rodeiam.

7.Desenvolvimento Pessoal:

Quando lemos, mesmo que inconscientemente, refletimos sobre as atitudes e valores dos personagens, ficamos mais críticos, e também mais sensíveis aos problemas a nossa volta, provocando empatia, e isso contribui para nosso crescimento como pessoa. Através da leitura vivenciamos outras culturas e experiencias, trazendo uma visão de um mundo que não conhecíamos, nos tornando mais tolerantes uns com os outros e um ser humano melhor.
 
E eu poderia escrever outros tantos benefícios que a leitura nos proporciona, além de ser relaxante, é um ótimo entretenimento e nos ajuda no crescimento como pessoas, profissionais e seres humanos, só coisas boas.

Espero que tenham gostado, e me contem nos comentários, qual foi sua última leitura?


Gostou desse texto? Pine essa imagem, isso ajuda muito a divulgar o BVI ♥

7-benefícios-da-leitura-blog-vic-israel


Aquele abraço do tamanho do Rio Grande!

--

Fonte:
Universia
Guia do Estudante Abril
Conti Outra


SUGESTÕES: Se tiver alguma sugestão ou dica de conteúdo, envie um e-mail para vicisrael@gmail.com
Assine também a Newsletter e me acompanhem nas redes sociais.

3 comentários:

  1. Amei demais esse post! Sério, muito bem escrito e coerente. Eu estou com o mesmo problema que você, vários livros sem ler (tanto físicos quanto digitais), mas sou apaixonada por leitura. Os benefícios são inúmeros mesmo mas os que você citou são importantes de lembrar. Acho que talvez tenho estado tão distraída por está lendo menos :( Voltarei a ler, pelo menos 20 minutos antes de dormir. Tá feito! Sem celular na cama. To me prometendo em público também pra ficar registrado rsrs
    Beijos!
    Tamara
    tamaravilhosamente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia que tu ia gostar :) eu leio sempre no ônibus, não consigo organizar outro momento, mas tem dado certo. Não sou muito de livros digitais, até pensei uma vez em ter só digitais, melhor pra organizar, ocupa menos espaço, mas logo desisti, nada como ter o livros nas mãos <3
      Beijos lindona!

      Excluir
  2. Acho que eu sou uma excessão, kk. Eu só adquiro um livro quando tenho certeza que vou ler, ou seja, todos os livros da minha prateleira, todos foram lidos ~me sentindo vitoriosa~ kkk. Acredito que meia hora por dia é um ótimo começo, logo vc vai conseguir ler todos os seus livros, basta tornar a leitura diária um hábito ;)
    Os benefícios 3,4 e 5 eu sinto pessoalmente, é muito bacana por exemplo, quando eu não sei o significado de uma palavra que li no livro e vou procura-la no dicionário, isso aumenta bastante meu vocabulário.
    Amei seu post!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ❤

    ResponderExcluir




Design e Desenvolvimento por Lariz Santana